quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dá-se e recebe-se mais do que se dá.


Continuamos ativos a receber amigos no Albergue São João da Cruz dos Caminhos. Dá-se e recebe-se mais do que se dá. Ontem recebemos uma família vinda da Sweden. Encontram-se a fazer o caminho  Português da Costa. Jonathan, Matias, Jenny, Stefan, chegaram de bicicleta. Iniciaram o caminho português da Costa no dia 22 de Junho no Porto. Recebe-los é para nós hospitaleiros, uma prova de amizade e  condecoração pois cada peregrino tem muitas histórias, repousam, por isso, muitas histórias no Albergue de São João da Cruz dos Caminhos. Cada um tem a sua, mas o caminho é só um. Que o diga esta  família peregrina. 

sábado, 21 de junho de 2014

Italianos de muitos caminhos!


Durante o inicio da tarde de sexta-feira dia 20 de Junho, recebemos os extraordinários Mário de 72 anos e Franzoni de 62 anos provenientes  de Itália, mais propriamente de Brejcia, muito perto de Milão. Dois amigos peregrinos, que amam o desporto e conquistam com o olhar as paisagens que os rodeia. Mário, ou como o próprio se intitulou Super  Mário, já tinha percorrido  o caminho para Santiago de Compostela de Bicicleta. Fê-lo sozinho, agora fez-se acompanhar  o seu amigo Franzoni. Mario e Franzoni, caminham juntos a pé como os discípulos de Emaús. Começaram a caminhar juntos desde Brejcia / Milão até Lurdes. Em Lurdes descansaram  um pouco, visitaram a Gruta e a Igreja, tudo em cerca de três quartos de hora! Dormitaram por Jan Pier Perd Pon, onde a chuva e vento dificultaram muito a caminhada até Santiago, mas não desistiram.  São peregrinos e a meta alcançaram apesar de todas as intempéries do caminho. Demoraram 24 dias de Milão até Santiago, mas a vontade de chegar juntos era mais que muita. Traziam a força da vitória, a alma fervilhava o peito! Pararam três dias e seguiram até Finisterra, repousaram lá por um dia. Depois de baterias carregadas foram a Muxia e novamente a Santiago de Compostela. Longos caminhos, grandes partilhas, boas aventuras. Apanharam um autocarro e seguiram para o Porto recomeçaram um novo caminho. Peregrinos valentes que saíram  de Vila do Conde directamente a Viana do Castelo! Saíram bem cedo e ei-los no albergue pelas 15.50! Ao verificarem que tinham feito tantos Kms sentem-se orgulhosos e com eles os Hospitaleiros, Simão, Miguel e Diana. Contabilizam os caminhos percorridos e  Mário apresenta  a sua contagem 974 Kms devem chegar novamente a Santiago com 1050 Kms realizados e de boa saúde, força e boa disposição... O fascínio pelo desconhecido, a fé, a energia com que se mobilizam e a coragem destes dois Italianos demonstrou-nos que nada é impossível. Muito obrigado por partilharem as vossas pequenas história e por nos deixarem testemunhos vivos da vossa força! Bom caminho e bom regresso a casa Super Mário e Franzoni. Estamos certos que São João da Cruz e Santiago, em cada nova etapa vos dará energia para cada (re)começo. 

E eu, estou aqui!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Jam, o fotógrafo!



Jam, podemos tirar uma foto para o nosso blog? – Eu é que sou o fotógrafo! (respondeu a sorrir)… e logo foi buscar a sua máquina e fotografou os hospitaleiros que se encontravam no albergue.  Jam vive em Los Angeles, na Califórnia. Está a fazer o Caminho Português da Costa. Iniciou no Porto. É fotógrafo de profissão. Veio sozinho, nada teme. Veio para retemperar forças, para parar, para pensar na vida… para fazer caminho! Estava de férias, resolveu caminhar. Estava indeciso em saber qual o caminho a fazer até Santiago de Compostela. O francês ou o Caminho Português da Costa?! Escolheu o Caminho Português da Costa. Esta a gostar muito do caminho, das paisagens, da recepção das pessoas pelo caminho,  dos hospitaleiros nos albergues, do povo português, da reportagem fotográfica que está a fazer... Gostaria de viver na europa. Pensa regressar. Falou de musica, da sua página: http://www.jaykijai.com do seu povo, da sua história. E sem mais demora foi ver a final do jogo do mundial Itália – Costa Rica. Jam, bom caminho e já agora que vença Portugal no Domingo contra USA.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A tod@s bom caminho!



19 de Junho de 2014, no inicio da tarde recebemos 4 simpáticos e amáveis peregrinos. Um casal o Gerald (Canada) e a Rita (Alemanha), a Rita é hospitaleira no Caminho Francês e descreveu rapidamente a sua bela experiência. Pela quarta vez fazem o caminho até Santiago de Compostela. Um casal encantador e muito amável, falaram das suas experiências e do encanto que está a ser para eles fazerem o caminho Português da Costa. Após retemperadas as forças e do banho tomado resolveram conhecer a cidade de Viana do Castelo. Nesta mesma tarde vindas da Itália, recebemos a Letilia que está a realizar pela segunda vez o caminho até Santiago mas a primeira pela costa, e a Rossana é a primeira vez que se aventura na aventura do caminho. Também foram conhecer a cidade, pois gostariam de ver a paisagem desde o alto de Santa Luzia. A tod@s continuação de boas aventuras no caminho…

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Diferentes vidas!




18 de Junho de 2014, mais peregrinos chegam ao Albergue. Diferentes vidas, costumes, nacionalidades! Pouco a pouco, hora a hora, acomodaram-se no modesto e acolhedor Albergue de São João da Cruz dos Caminhos. Duas senhoras vindas da Polónia a Barbara e a Emília, muito simpáticas que se encontravam a realizar o Caminho Português da Costa pela primeira vez! O entusiasmo e o cansaço que traziam consigo era significativo. Da Rússia o Alexandr, Evgeniy e Arteu, este último já tinha feito o caminho francês e entusiasmado reuniu dois amigos e desafiou-os fazerem o Caminho Português da Costa! Todos apreciam as paisagens portuguesas. Estes jovens muito simpáticos demonstraram muita curiosidade em conhecer a cidade de Viana do Castelo onde iriam pernoitar para retemperar forças do caminho! Da Croácia veio o Marko, simpático e acolhedor também com os outros peregrinos que iam chegando. Marko já realizara uma outra vez o caminho francês e desta vez em férias resolveu fazer o Caminho Português da Costa. Esta a gostar muito de Viana do Castelo, quer pela hospitalidade dos hospitaleiros do Albergue de São João da Cruz dos Caminhos quer pelo encantamento que a cidade lhe está a proporcionar! Rio, a paisagem deste o alto do monte, Santa Luzia! De Espanha acolhemos a energética Begoña, demonstrou logo de inicio muita simpatia e disponibilidade para trocar conhecimentos com todos os outros peregrinos. É a primeira vez que está a realizar o caminho até Santiago de Compostela, o que a deixou em êxtase e contagiou-nos a todos com a magia de ser peregrina! E o peregrino mais querido que recebemos foi Cesare de nacionalidade Italiana, com vasta experiência de vida e muitas histórias para contar. Após contar inúmeras histórias, registamos a túnica azul pela qual ele é conhecido e a sua vasta experiência... Um peregrino especial! Desde 2013 que vai a Santiago de Compostela. A todos agradecemos a simpatia, dialogo, troca de ideias e acima de tudo pela disponibilidade de passarmos algum tempo juntos …é uma grande aventura para quem caminha e para quem recebe! Um forte abraço, bom caminho e que São João da Cruz e Santiago sejam alicerce no vosso caminhar!  

Caminho Português da Costa



terça-feira, 17 de junho de 2014

Em lua de mel!


Casados de fresco! Em lua de mel no Caminho Português da Costa por gostarem das paisagens portuguesas, do sol ameno, dum Verão mais fresco, do povo português! Faz um mês que casaram. Estudaram há dois anos em Lisboa, estabeleceram com este país fortes ligações. Hoje pernoitam com outras nacionalidades no Albergue São João da cruz dos Caminhos. Obrigada peregrinos pelo vosso sorriso, simpatia, pela vosso caminho a dois que agora começa de uma outra forma! Estamos certos que Santiago de Compostela será o melhor destino na vossa lua de mel.

Na quente tarde de terça-feira


Na quente tarde de terça-feira, 17 de Junho recebemos no Albergue de São João da Cruz dos Caminhos novos alegres peregrinos. Peregrinos provenientes dos Estados Unidos da América, Sul da Coreia, Alemanha, Polónia e Suíça…. Estes peregrinos trazem consigo muitas histórias. Histórias que nos cativam e nos aproximam cada vez mais desta narrativa do caminhar! Trazem consigo sonhos mas também preocupações. Umas das preocupações mais faladas hoje: o calor ao longo do caminho que dificulta a caminhada. Um caminho longo que tem que fazer até alcançar a meta: Santiago de Compostela. Neste momento pode-se dizer que um «pequeno mundo» encontrou-nos aqui no Albergue São João da Cruz dos Caminhos, num recanto à beira mar plantado. Obrigada pela visita, pelo vosso caminho, pelas vossas histórias e até breve!

É de louvar!


 Apesar da minha curta experiência no Albergue de São João da Cruz dos Caminhos, mas com a imprescindível ajuda da Verónica Parente, recebi um total de 9 peregrinos na passada sexta-feira dia 13 de Junho. Peregrinos de muitos países, muitas nacionalidades passaram e continuam a passar no Albergue de São João da Cruz dos caminhos. É de louvar! Durante a tarde deste dia estiveram no nosso Albergue peregrinos vindo da Austrália, Estados Unidos da América, 3 Franceses, 2 Alemães e dois vindos da Letónia. Dois peregrinos já tinham ido abraçar Santiago e estavam de regresso a suas casas, os restantes peregrinos iam a caminho de Santiago. Uns era a primeira vez que faziam o Caminho Português da Costa. Mas já tinham percorrido muitos outros caminhos, cruzado com muitos outros povos e culturas. Em cada olhar a alegria de percorrer mais de que uma vez o caminho é contagiante para quem recebe peregrinos cansados e sem forças e querem encontrar um lugar calmo, sereno como o Albergue São João da Cruz dos Caminhos, plantado no coração da cidade de Viana do Castelo. Apesar do cansaço, do calor e do longo percurso que estes corajosos peregrinos percorrem há sempre espaço e tempo para uma foto, para troca de experiências e informações úteis acerca da cidade e do caminho de Santiago. É uma experiência muito enriquecedora! Dei conta que muitos dos peregrinos que recebi vinham a pé desde Lisboa e foram dando dicas de aspetos a melhorar no caminho português da Costa. Os olhos cruzavam-se e enchiam a alma ao ouvir o testemunhos de cada um. Claro está que “quem corre por gosto não cansa” e a “Fé move montanhas”. Duas pequenas frases nas quais medito. Ao recorda-las dou um significado diferente ao caminho! Desejo a todos os peregrinos um ótimo caminho de regresso a casa. A todos os peregrinos mas em especial a estes: David (Austrália); Jaclin (USA); Gediminas e Anastasia (Letónia); Maelys, Maeva e Gilles(França). Obrigada pela partilha e pela troca de experiências. Façamos caminho e que São João da Cruz continue a ser mestre neste caminhar até abraçar Santiago. Abraço-vos agora eu. Até breve...
Diana Ramos | Hospitaleira do Albergue São João da Cruz dos Caminhos

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Obrigad@ peregrino!


Assim o sonhou, projectou e caminhou:

«Viana era mais fria antes do Albergue de Peregrinos São João da Cruz dos Caminhos. Havia hospitalidade e os corações batiam, mas os peregrinos não tinham um poiso com sabor a descanso de peregrinação: simples e limpo, austero e acolhedor.
Inspirados em São João da Cruz, místico cristão e afeito aos caminhos, homem celestial e divino, e sempre homem de pés na terra e olhos no céu, decidimos lançar-nos na aventura de abrir os braços a quem passa cansado da peregrinação da vida.
Já fomos por aí saborear o sol e o ar, o pó e a água fresca das fontes. Já provamos amoras e nos deitamos na relva. Sabemos bem como ao longo da peregrinação fazem falta duas telhas, uma cama, um copo de água e sobretudo braços abertos. É o que oferecemos. Por vezes ouvem-se as vozes dos frades carmelitas a cantar a Salve, outras as dos fiéis da Missa das 09:00h acompanhando a Bênção do Peregrino. E é quase tudo. E é quase tudo, porque quase tudo é caminho e aqui ninguém tem morada permanente.
E que o Caminho venha sempre ao encontro de cada um de nós. Ámen.» [Frei João Costa]

Frei João Costa, agradecemos todo o trabalho desenvolvido em prol dos peregrinos. Continuaremos o caminho! E que em terras de Avessadas, Marco de Canaveses  o Divino Reizinho a quem serves no seu Santuário te acumule de bênçãos. Continuação de bons caminhos sempre de bem a melhor.

Nos braços de sua mãe!


Na tarde de ontem dois peregrinos chegaram ao Albergue São João da Cruz dos Caminhos. A Susan e o Lucy vivem nos USA. São mãe e filho. O Lucy um bebe encantador nascido na Guatemala. Vinha confortavelmente nos braços da mãe, terceiro dia de caminho. Saíram do Porto e a meta Santiago de Compostela. Chegaram os dois, cansados mas sorridentes. Foram recebidos pela Diana e pelo Simão, hospitaleiros do nosso Albergue. Susan e Lucy é a primeira vez que se encontram na Europa. É a primeira vez que fazem a aventura do caminho. É a primeira vez que se intitulam peregrinos. Peregrina de alma e coração, Susan quis colocar pés ao caminho, encontrar novas pessoas, novas paisagens, veio para a Europa fazer o caminho português da costa por recomendação dos amigos... Sente-se com força para continuar a caminhar com Lucy no seu regaço. Capaz de queimar no corpo as roupas e proteger maternalmente Lucy.... Que o caminho os proteja e que com a ajuda de Santiago e São João da Cruz a meta seja alcançada! 

Peregrinos, verdadeiros artistas!



Os peregrinos do Albergue São João da Cruz dos caminhos que passam pelo nosso Albergue andam uns autênticos artistas. Obrigada pela vossa agradável e harmoniosa presença!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Reunião de hospitaleiros


Pelos 21h do dia 11 de Junho o grupo dos hospitaleiros do Albergue São João da Cruz dos Caminhos, esteve reunido no Convento do Carmo de Viana do Castelo com o novo Superior Pe. Agostinho Leal. É bem verdade que enquanto uns caminham, outros colocam-se generosamente ao serviço dos que caminham. É assim que os 15 hospitaleiros do nosso albergue querem continuar a receber os peregrinos de bem a melhor! A reunião serviu para apresentar o que temos vindo a fazer em prol dos peregrinos e projetar novas metas tornando ainda mais o albergue um espaço de encontro, acolhedor para quem quer encontrar em Viana do Castelo um porto de abrigo seguro para refrescar e pernoitar no Caminho Português da Costa. Só com o esforço e cooperação de todos faremos deste albergue aquilo que ele é e será! Que São João da Cruz oriente o nosso caminhar!

terça-feira, 10 de junho de 2014

+ reportagem fotográfica!





Viana do Castelo sempre colorida e no Albergue de Peregrinos São João da Cruz dos Caminhos a alegria, os sorrisos, são uma constante entre hospitaleiros e peregrinos... a pé ou de bicicleta rumo a Santiago de Compostela, este fim de semana, tivemos peregrinos da Alemanha, Canadá, Dinamarca, Venezuela, Hungria, França, Polónia, Portugal ... no final sempre fica o coração cheio de partilhas, carinho, amizade ... Bom Caminho