quarta-feira, 12 de junho de 2013

Peregrinar a Santiago


Recebemos no Albergue de S. João da Cruz dos Caminhos dois peregrinos de Santiago do Canadá, Donna e o Phillipe.
São oriundos de Calgary, Província de Alberta e tivemos oportunidade de conversar, informalmente, com eles sobre o que era o Caminho e de tudo um pouco.
Voaram de Toronto para o Porto na SATA - Serviços Açorianos de Transportes Aéreos e arrancaram da Sé do Porto, ontem dormiram em Esposende. Ficaram admirados de existirem muitas Igrejas em Viana e também pelo facto de todas serem "Apostólicas Romanas", na terra deles, existem muitas confissões religiosas. Caminham porque gostam de combater o "stress urbano e profissional" derivado da vida deles, a sociedade canadiana é muito profissional e pouco pessoal e paralelamente tinham o projecto de fazer o "Caminho de Santiago".
 Falamos-lhes do Caminho pela Costa (via A Guarda, Nigran, Vigo e Redondela) e deparamo-nos que ficaram com "água na boca", dado inicialmente terem previsto avançar para Tuy, pretendem fazer o máximo possível junto ao mar, paralelamente, também lhes falamos de Finisterra e novamente cresceu-lhes a "água na boca". Quando lhes falei do provérbio - "Quem faz o caminho de Santiago, só o termina se chegar a Finisterra" e viram a fotografia do farol de Finisterra, ficaram, também, com imensa vontade.
Conjugaram o Caminho com outras paixões, uma delas visitar Lourdes e outra o ciclismo. No final irão, via comboio, para Lourdes no sul de França e posteriormente para Nice ou Lyon onde decorrerá a Tour de France por estas semanas.
Bom Caminho. 

1 comentário: