segunda-feira, 20 de agosto de 2012

TU, me conheces!




Senhor, tu me sondas e me conheces.

Sabes quando me sento e quando me levanto;

de longe percebes os meus pensamentos.

Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso;

todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti.


Antes mesmo que a palavra me chegue à língua,

tu já a conheces inteiramente, Senhor.

Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.

Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance;

é tão elevado que não o posso atingir.


Para onde poderia eu escapar do teu Espírito?

Para onde poderia fugir da tua presença?

Se eu subir aos céus, lá estás;

se eu fizer a minha cama na sepultura também lá estás.

Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,

mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.


Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão,

e que a luz se tornará noite ao meu redor,

verei que nem as trevas são escuras para ti.

A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.


Eu te louvo porque me fizeste de modo especial

e admirável Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.

Meus ossos não estavam escondidos de ti quando

em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

Os teus olhos viram o meu embrião;

todos os dias determinados para mim foram escritos

no teu livro antes de qualquer deles existir.

Como são preciosos para mim os teus pensamentos,

ó Deus! Como é grande a soma deles!


Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia.

Se terminasse de contá-los eu ainda estaria contigo.

Quem dera matasses os ímpios,

ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos!


Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti.

Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor?

E não detesto os que se revoltam contra ti?

Tenho por eles ódio implacável!


Considero-os inimigos meus!

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração;

prova-me, e conhece as minhas inquietações

Vê se em minha conduta algo te ofende,

e dirige-me pelo caminho eterno.

[Salmo 139]


Sem comentários:

Enviar um comentário