quinta-feira, 4 de abril de 2013

1.º Peregrinos em Abril









Ontem, dia 3 de Abril pelas 19h chegaram ao nosso Albergue São João da Cruz dos Caminhos 12 peregrinos em bicicleta. Vieram de Santa Maria da Feira, de lá saíram bem cedo pelas 6h da manhã. Um grupo da GNR (Lourosa, Canedo, Lobão) e amigos. Contam chegar a Santiago de Compostela no Sábado pela manhã. Já fizeram duas vezes o caminho central e esta é a segunda vez que fazem o caminho português da costa em bicicleta. Que São João da Cruz os proteja e Santiago os guie neste peregrinar. Bom caminho, peregrinos!

Neste caminho: a paz!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Enquanto caminhas...

Poema de um peregrino


Descanso

 Meu corpo pede cama, pede descanso.
 Humano cansa, e o sono me chama.
 Minha mente clama, por conhecimento.
 Peregrino ao relento, buscando abrigo.
 Minha alma insana quer conquistar o mundo. 
 Meu coração moribundo pulsa por sabedoria.
 Marco a estadia, lavo meu rosto na pia e conto com a sorte.
 Apesar do cansaço eu ainda sou meu próprio talismã.
 Não vou me entregar, tenho uma batalha a vencer hoje.
 Desistir só amanhã.

Meu corpo pede cama, pede descanso.
Depois de lutar o dia todo, nem mesmo sei se valeu à pena.
Minha sina perdeu a graça, já acabou minha cena.
A causa não vale as perdas, a luta perdeu o sentido.
O efeito não passa de efeito diante de tamanho cansaço.
Não sou feito de aço, também canso.
Agora minha única duvida é se durmo na cama ou na rede.
Meu rio de entusiasmo secou e sobrou apenas a sede.
E em passos cambaleantes eu sigo pelo caminho deserto.
O futuro ainda está presente, ainda que pareça incerto.

Meu corpo pede cama, pede descanso.
Finalmente me deito em meu leito, minha cama.
Resistir ao sono? Pergunto-me como.
Merecido descanso, me entrego ao sono.
Sem culpa por dormir de dia, vou descansar sem companhia.
O despertar é belo, é poesia, é bom humor diante a monotonia.
Acordar sem querer levantar, me vejo nessa realidade.
Onde a doce mentira parece verdade, onde o mundo inteiro parece metade.
A tarde cai, o sol se vai, e a lua me chama.
Mas acordar é preciso, recuperar o juízo e levantar da cama.
Abrir a mente e arrumar uma causa, sair de casa, fazer por merecer minha asa.
Começar a correr…
Dormir pra que?

“Terei muito tempo para dormir depois que eu morrer.”

[Henrique B. Lobato]