sábado, 22 de setembro de 2012

Relato da Peregrinação de uma família carmelita (I)

 
 
Pegadas, passo a passo…
Ao iniciarmos esta peregrinação convém recordar a intenção que nos leva a fazê-la. os locais que desejamos visitar dão testemunho da devoção do povo de Deus, que aí ocorre para lá voltar fortalecido na profissão da sua fé e na pratica da caridade. mas também nós, eu, o João, a Rita e o Simão, peregrinos, devemos levar alguma coisa aos fieis que lá vivem, levamos o Carmo no coração e no pensamento a nossa fé, Esperança e caridade para todos os que moram naquele local e os que vão de fora nos edifiquemos mutuamente.
Somos:
Júlia Montes – 50 anos
João Matias- 54 anos
Rita de Cássia Montes – 11 anos
Simão Pedro Montes – 15 anos
«O Senhor Deus é a nossa força. Torna os nossos pés ágeis como os da corsa e faz-nos caminhar nas alturas.» [hab 3,19]
Senhor; vem caminhar connosco! Tu que concedes sempre a tua mesiricórdia aos que te amam e em nenhum lugar estás longe dos que te procuram, assiste-nos Senhor nesta peregrinação e dirige as nossos caminhos segundo a Tua presença protectora e iluminados de noite com a luz da tua graça te tenhamos como companheiro da nossa viagem e cheguemos felizes ao lugar do nosso destino. Julia, João, Simão e Rita.
A frase, aliás o conselho que nos acompanham durante toda a peregrinação:
Disse-nos assim o Frei João, nos claustros da Igreja do Convento do Carmo, depois de tirarmos uma foto com ele:
- Ides certamente sofrer em certas alturas, mas não desistam, porque vale a pena!
E valeu, podem crer!
Fizemos a nossa peregrinação pelo caminho Português da Costa até Santiago de Compostela, do dia 17 ao dia 24 de Julho. O que nos levou a peregrinar foi a vontade imensa de irmos ao encontro do Senhor e a certeza absoluta de que o encontraríamos. é muito bom quando conseguimos deixar tudo para trás, o conforto das nossas casas, o descanso e as demais coisas a que estamos habituados. Mochilas às costas, levando apenas o essencial, partimos, fizemo-nos ao caminho com muita alegria e paz no coração.
O João já tinha feito esta peregrinação três vezes pelo caminho português da costa e uma pelo caminho francês. Para o João esta era a quinta vez. Eu já tinha feito o caminho Português em 2004, como grupo de jovens da minha paróquia, era a segunda vez.
Quando pensamos em fazer esta peregrinação decidimos que a faríamos em família porque assim seríamos um todo, apoiáramo-nos uns aos outros. Para nós peregrinar é fazermo-nos ao caminho mas sem pressas, a fim de podermos ver e admirar todos os locais, a natureza, as paisagens e saborear de alma e coração aquela brisa fresquinha e suave que sempre nos acompanhou ao longo de todas as horas e todos os dias.
Começamos a nossa peregrinação no dia 17 de julho pelas 18h, hora que saímos de casa e nos dirigimos à Igreja da nossa paróquia, a fim de assistirmos à eucaristia e onde o Senhor Padre Fraga nos abençoou e fez também a bênção das mochilas e dos cajados.
As etapas foram as seguintes:
Darque – Viana
Viana – Caminha
Caminha – Maugaz
Mougaz – Mancha
Mancha – Pontevedra
Pontevedra – Caldas de Reis
Caldas de Reis – Padrón
Padrón – Santiago de Compostela

Sem comentários:

Enviar um comentário