domingo, 2 de março de 2014

O caminho da Costa, no Concelho de Viana do Castelo

Atravessando o rio Neiva pela ponte do Sebastião o peregrino é chegado a «Castelo do Neiva», freguesia do concelho de Viana do Castelo. Atravessando o lugar de Moldes chega à Avenida Central de onde se pode subir até à Igreja de Santiago, a mais antiga consagrada ao apóstolo, fora do território espanhol. Daqui dirige-se até Santiago de Perlinha, na direcção da vizinha freguesia de «S. Romão do Neiva». Chegado ao lugar de Aldeia de Cima, tome-se a antiga estrada Real, aqui chamada Rua Caminho de Santiago seguindo na direcção do Mosteiro de «S. Romão». Junto ao Monte da Senhora do Crasto o itinerário desvia-se da Estrada Real, agora caminho florestal, para passar junto Cenóbio. Dirigindo-se, agora, para a freguesia de «Chafé», onde se retoma Estrada Real, por entre Alminhas e uma via Sacra, o Caminho atravessa vários lugares da freguesia até entrar «Vila Nova de Anha», onde passa pela Igreja de Santiago. Atravesse-se agora o Monte de Faro, na direcção a Darque e a Viana do Castelo, que espera o peregrino do outro lado da ponte Eiffel. Em Viana do Castelo pode retemperar as forças no albergue de S. João da Cruz dos Caminhos e percorrer os antigos trilhos que davam acesso ao casco medieval pelo local onde existiu a porta das Atafonas e daí subir à Sé. Pode visitar o Hospital Velho, medievo albergue de peregrinos, a Praça da República e o casco medieval. Partindo para Norte, na direcção de Santiago de Compostela, percorrerá as ruas de Viana do Castelo, passando pelo recolhimento de Santiago e pela Capela de S. Roque, no Campo da Agonia. Saindo para «Areosa» pela rua dos Sobreiros, percorre o caminho entre quintas e ambientes pitorescos. Atravessa-se o Ribeiro de Pego, percorrendo o caminho junto à capela e Quinta da Boa viagem, continuando na direcção a «Carreço», passando junto antigos penedos gravados, por casas agrícolas, igrejas, capelas, alminhas e cruzeiros, abrigado pela frescura das árvores que abundam neste troço do caminho. Antes de chegar a «Afife» trilhará um caminho florestal e, já na freguesia, por cangostas, carreiros e caminhos encaminhar-se-á para o Convento de Cabanas e cruzará o ribeiro, que com o mesmo nome, por ali desce a Serra de Santa Luzia a caminho do mar. De Cabanas sobe a Agrichouso, passa pelo lugar da Pedreira até encontrar o trilho, empedrado, que o conduz até ao cruzeiro do Vale para dali alcançar o lugar da Matança, junto à velha Cividade de Afife, onde termina o percurso por terras de Viana do Castelo.