domingo, 14 de dezembro de 2014

São João da Cruz, poeta do Amor!


«Não há trabalho melhor nem mais necessário que o amor»
[São João Da Cruz]


Hoje é dia de São João da Cruz. Com S. João da Cruz, aprendi que: «Não há trabalho melhor nem mais necessário que o Amor». Poucas são as pessoas que ao lerem São João da Cruz, não deixam de se apaixonar pelas suas palavras de amor, pela sua vida de entrega e doação. Tenho a certeza que as suas obras são momentos culminantes do pensamento universal, esmiuçando o tempo e o espaço num Tudo a quem devemos amar! Aprendi com ele que N´Ele todas as coisas se encerram! Do que tenho lido e entendido, felizmente não estou sozinha nesta convicção, cada vez mais me interesso por entender São João da Cruz mas ainda não entendi nem compreendi tudo. Não poderia ser de outra forma. Vejo neste homem, um homem que soube interessar-se por iniciativa própria pela essência da contemplação, um homem de Deus que soube colocar na sua vida a tónica do AMAR O AMOR nos caminhos da história!  Um grande poeta do Amor.
«Fomos feitos para o amor, disse São João da Cruz. Muitos homens e mulheres se deixaram e deixam enraizar por este amar, por este Amor. Teresa de Jesus descreveu-o como: «uma das almas mais puras que Deus tem em sua Igreja. Nosso Senhor lhe infundiu grandes riquezas da sabedoria celestial. Mesmo pequeno ele é grande aos olhos de Deus. Não há frade que não fale bem dele, porque tem sido sua vida uma grande penitência»
Vejo ao analisar as suas obras que me custa muitíssimo ler, não é algo que consiga da primeira à última página… São obras para ir lendo, discernindo. Palavras que me fazem desligar a televisão, o rádio, o pc, e tranquilamente estar… Difícil para os dias de hoje? O que e certo é que quanto mais o leio mais vontade tenho de voltar a ler e tentar compreender silenciando! Obras rodeadas do amor de Deus. Deus, nas suas obras é digno de toda a honra e glória nele compreendemos a Sua essência.
Não desistamos de percorrer caminhos pautados pelo amor de Deus. «Se o nosso coração nos acusar, tenhamos confiança. Deus é maior que os nossos corações e conhece todas as coisas"» [1 Jo 3, 20]. Aprendamos com o apóstolo São João para que saibamos no entardecer da vida aprender com São João da Cruz… «No entardecer da vida, seremos examinados pelo Amor». Que consigamos sair de nós e partir à procura do Amado… Encontremos na simplicidade deste homem um caminho profundo. Que esta Voz interior que o chamou para a Verdade, o fez lutar para se manter firme no caminho, nos ensine a AMAR todas as coisas. Que o Amor seja a única razão do nosso viver!

[Verónica Parente]

Sem comentários:

Enviar um comentário