sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Crónica da peregrinação da Esmeralda e do Rui, versão dois.



Iniciámos o caminho no dia 1 de Outubro. Decidimos fazê-lo, porque precisávamos desse tempo para reflectir sobre a nossa vida.
Já fizéramos o caminho, muitas vezes, em grupo, mas sozinhos foi a primeira vez. Chegámos a Viseu de autocarro, às 10h da manhã, e começámos a caminhar até ao próximo albergue. Seguiram-se 7 etapas, de Viseu a Chaves, dormimos sempre em albergues. Durante o percurso não encontrámos peregrinos a pé, só de bicicleta, mesmo assim paravam para conversar connosco. Este facto foi curioso, porque estivemos nos albergues sempre sozinhos, com o nosso ritual diário: Tomar banho, lavar a roupa, confecionar algum alimento que trazíamos, arranjar o colchão onde íamos descansar, deixar mochila quase preparada, e dormir, para levantar ás 6.30h.
O caminho transmite-me uma energia especial e contagiante. Por vezes senti-me extasiada pela natureza deslumbrante! Os caminhos onde só se passa a pé e com dificuldade, convidaram-me a oração! E Rezámos umas vezes em silêncio, noutras  era o Rui que dizia: ainda não rezamos hoje, e então, pedíamos  ao Senhor pela santidade das nossas netas, e de todos, pela paz na nossa família, e em todas, pela nossa conversão, para que a nossa fé aumente cada vez mais, e para que nos livre de todas as tentações do mal.
De seguida dávamos graças pelo meu trabalho, pela coragem para fazer caminho! E quando me deparava com flores que nascem no chão do caminho tão lindas! Divinas!, dava graças também. E dava graças pela forma tão carinhosa, como nos receberam alguns hospitaleiros dos albergues.
Prometemos voltar um dia! Fizemos o percurso sozinhos, mas deixámos muitos amigos! Muito guardámos dentro de nós. De casa tínhamos levado bem pouco,  para não carregar as costas, e trouxemos tanto no interior de nós mesmos!
Viemos mais ricos espiritualmente!
A caminhada continua! 
[Esmeralda Balinha]

1 comentário:

  1. Olá Esmeralda. Obrigado pela partilha. Já fiz o caminho central português e gostaria numa próxima oportunidade de fazer o caminho do interior iniciando em Vila Real. Gostava de saber se o caminho está assinalado e que albergues existem para o apoio necessário. Tenciono tal como das outras vezes ir sozinho e acho que será como tem sido sempre uma experiência para ficar e guardar cá dentro. Quem faz o Caminho sabe e sente, que cansa o corpo mas descansa a mente.
    Bom Caminho
    António Aguiar
    antonio_aguiar_@hotmail.com

    ResponderEliminar